Categorias de jogadores

Jogadores de games existem desde a criação desses últimos, mas há uma imensa variedade de formas de se jogar cada jogo. Podemos, no entanto, podemos diferenciar os jogadores em três categorias básicas:




Jogadores Casuais:

Jogadores que se dedicam uma média de 2 horas por dia a jogar, sempre disputando partidas casuais, sozinho ou com os amigos. Em geral este jogador não joga todos os dias da semana e também pode não ter uma grande fidelidade com um game específico.

Esse jogador é também um dos principais focos de ações por parte das desenvolvedoras, já que o jogador casual compõe a maior parcela do público total que joga o game e paga para adquiri-lo (caso o game exista no formato P2P ou Pay to Play), ou paga por materiais dentro do jogo, gerando valor para a desenvolvedora.

Jogadores Hard Core:


Os jogadores “Hard Core” seriam aqueles jogadores que estão constantemente dentro do jogo, dedicando muitas horas por semana ao game, sempre procurando evoluir, procurando destaque, título, etc. Além disso, na maioria das vezes, mesmo quando não está jogando, o jogador Hard Core está preocupado com o jogo, lendo ou assistindo tutoriais, procurando dicas, consumindo notícias ou bolando estratégias. Está sempre tentando subir no ranking do game, liderar grupos ou clãs, enfim, estar sempre nas primeiras posições.

Para as desenvolvedoras os jogadores Hard Core são essenciais para o desenvolvimento dos jogos, apesar de não necessariamente incluir o grupo que mais investe dinheiro no jogo, pois eles passam a maior parcela de tempo nos games, conhecem sua mecânica e todos os efeitos que alterações no game podem causar.


Jogadores Profissionais:


Já os cyber atletas (tanto os jogadores semi-profissionais quanto os jogadores profissionais), poderiam ser encaixado entre as duas categorias acima, mas ele possui uma mentalidade diferente em relação ao jogo. Ele se preocupa em estar sempre no topo e ter a melhor performance, mas está sempre procurando envolver a equipe, e estimular os outros jogadores profissionais com que trabalha. Isso porque compreende que por mais que se desenvolva e se dedique, sem uma boa equipe e o conjunto não consegue chegar a lugar algum.

Esse tipo de atleta, está sempre dentro de um time e se comunica muito, passa uma boa parte do seu dia pegando conteúdo na internet sobre o jogo para melhorar o potencial do seu time e vendo outros jogos de rivais para estudar como explorar fraquezas do adversário.

0 visualização
  • Facebbok
  • Twitter
  • Youtube

© 2023 by SPIDER